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Enquanto isto ,na sala do cafezinho....



A sala do cafezinho de qualquer empresa costuma ser um espaço de desabafos mais do que de convivência.De queixas mais do que de partilha.O vilão: o estresse . Um estresse com várias faces: a face do gestor, a do cliente; a face do mercado , esta entidade intraduzível; a face o tempo que escoa; da implacável reunião ; da avaliação; do corpo cansado; das poucas horas de sono; da cabeça que roda e outras, muitas outras.

Mas o que é estresse afinal? É um conjunto de reações do organismo a qualquer agressão de origem externa ou interna.

Costuma ocorrer quando o organismo é exigido além de suja capacidade normal e afeta o indivíduo, sua família ,amigos, seu grupo social e , é claro, o local em que trabalha, sob a forma de estresse organizacional.

Estresse é, então, uma designação geral para um conjunto de reações do organismo a qualquer ameaça percebida .Pode ser resultante tanto de agressões físicas , como psíquicas, infecciosas.Seja qual for sua gênese , o Ser a todas percebe como reais.

Seus sintomas vão das recorrentes enxaquecas, dores no corpo, insônia, irritabilidade,dificuldade de concentração, perda de memória, distúrbios de alimentação até, em casos mais graves, à depressão e sentimento de culpa.

Em pequenas doses, controlado, o estresse é benigno, aliado.Nos torna mais criativos, alertas. Mas quando as atividades diárias deixam de ser agradáveis e a irritabilidade se torna constante devido à incapacidade de eliminar as substâncias químicas lançadas na corrente sangüínea quando do acionamento da bomba ataque /fuga, o estresse se torna inimigo voraz.

Para o profissional da modernidade, que interage em várias frentes, a questão torna-se a cada dia mais e mais crucial.

Perguntando a amigos do mundo corporativo o que os deixam estressados ,recebi as seguintes respostas: pouca oportunidade de convívio com outros profissionais; a indiferença e ausência de reconhecimentos de seus gestores imediatos; o desinteresse dos membros de sua equipe pelo seu próprio processo de crescimento;a competição desenfreada; a falta de idealismo.


Como lidar com esta dor que nos rói nem sempre vagarosamente?

Não temos poder sobre o ambiente,mas temos, sempre a possibilidade de escolher como vamos reagir a seus estímulos.

O grande João Guimarães Rosa alerta pelo verbo doído de Riobaldo: “ Viver é muito perigoso.”

Cada vez mais esta afirmação se mostra verdadeira. Viver em época de poucas ou nenhumas certezas, de velocidade estonteante, sem parâmetros , sem mapa, sem guia é , de fato, grande desafio para qualquer vivente. Para aqueles de nós que, além de viver, ainda tem como ofício orientar, gerir , outros seres humanos, então, a tarefa se torna , muitas vezes, dolorosa.

Além disso, quem se deixa permanecer em estado crônico de estresse tem muito chance de apresentar comportamento destrutivo, que leva a um alto custo, não só para si mesmo como indivíduo, como para o ambiente corporativo em que esteja.

Este quadro leva inexoravelmente à baixa qualidade de serviço, ao aumento de reclamações, à diminuição do entusiasmo, à monotonia,aos maus resultados.

Os efeitos no ambiente e no clima da organização são dramáticos: má reputação; má imagem institucional ;troca constante de pessoal , o que é extremamente oneroso. E vai por aí.

Quanto ao indivíduo , o estado permanente de estresse, além dos efeitos sobre sua saúde física, pode levar à diminuição da capacidade de tomar decisões com clareza; variações de humor e comportamento instável que afastam as pessoas, o que pode levar ao estabelecimento de um ciclo permanentemente alimentado de destruição da auto –confiança e da capacidade de comunicar-se com o outro.

O estresse pode ser fatal. Entretanto, sob o comando de nossa vontade , podemos tomar atitudes que nos levem a manter o nível de estresse, digamos, administrável.

Antes que sua alma se parta por inteiro, experimente:

1-notar seus sinais de alerta e agir a partir deles;

2-falar sobre as situações que sejam estressantes para você.Encare-as de frente.Não faça de conta que não existem;

3-criar o hábito de fazer breves caminhadas. Além dos benefícios físicos, ajuda a buscar suas respostas;

4-estabelecer horários de trabalho e crie espaço e tempo de lazer e de convivência;

5-aprender a delegar tarefas ;

6- cultivar um passatempo;

7-evitar estimulantes como açúcar, álcool , nicotina.A longo prazo potencializam o estresse;

8-descobrir pessoas a fins e trabalhe e conviva com elas. Elabore projetos comuns;

9-aprender a falar sobre suas emoções e sentimentos;

10-buscar alimentar-se de forma saudável. Alimentos refinados,conservas , aditivos químicos sobrecarregam seu corpo;

11-criar à sua volta um ambiente aprazível; ponha beleza em seu local de trabalho; busque luz e cor;

12-dedicar alguma parte de seu tempo para si mesmo para fazer coisas que lhe tragam prazer;

13-estabelecer objetivos realistas e poupe-se de lutar contra prazos impossíveis ;

14-evitar expressar opiniões negativas sobre si mesmo e sobre o outro. Pense e fale de forma positiva ;

15-viver.Não deixe que seus dias passem em branco.


Se “ Viver é muito perigoso” é também muito estimulante.É preciso apenas ir além do “rio de corredeiras” que os obstáculos figuram ; é preciso re-aprender a lidar com as incoerências , a falta de lógica , os paradoxos, a intuição, a ter a consciência de os problemas só são insolúveis na superfície.É preciso reconhecer como Doroty em O Mágico de Oz que não estamos mais no Kansas , no mundo conhecido, confortável. Mas , que se decidirmos, podemos transforma-lo em lugar bom de se viver.



Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel



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Que tal re-inaugurar-se em 2012?


Para muitos de nós esta é a primeira semana de trabalho efetiva em 2012. É, portanto, uma semana, que deve merecer atenção cuidadosa, pois, grande parte do caminho que iremos percorrer dependerá de decisões tomadas e postas em prática durante estes dias.

Que tal re-inaugurar-se em 2012?

Bom, toda re-inauguração é um evento que precisa ser atenciosa, carinhosamente preparado. Hoje, conto-lhes os passos que compõem meu planejamento.

1) No finalzinho do ano que acabou, comecei a preparar meus espaços para o novo ano que se aprximava. E o preparo começou com a REMOÇÃO do que se tornou INÚTIL, está IMPERFEITO e provoca LEMBRANÇAS RUINS... Assim, selecionanei tudo o que desejo manter à minha volta: roupas, calçados, CDs, livros, bijuterias, bonés, objetos diversos, fotos, pessoas,etc. Nada escapou: armários, gavetas de casa e do escritório; minha agenda; minha caixinha de cartões; meus arquivos no micro; minhas lembranças, emoções .Tudo foi verificado e limpo criteriosamente. E assim continuará sendo.Uma espécie de 5 Ss pessoal.

2) Para implementar estes procedimentos de 5Ss, é aconselhável mudar a "cara" de seus lugares, tanto casa como trabalho. Vários aspectos podem ser examinados: trocar quadros de lugar; renovar as fotos dos porta-retratos; modificar a arrumação dos móveis, por exemplo, trocar uma poltrona de lugar; pintar paredes que necessitem disso ou escolher uma parede para ganhar uma nova cor. Uma ação é muito importante: procure trazer para perto de você uma planta pelo menos. Uma orquídea , um pezinho de alecrim.Elas são boas companheiras de jornada. Tanto uma como outra têm intenso campo vibracional.

3) Ando espalhando elementos decorativos que têm a função de ser meus botões de ancoragem para pensamentos prósperos. E fruteiras e vasinhos com maçãs, laranjas, tangerinas, uvas, caquis; e pratos com frutas secas, como damasco, tâmaras, uvas-passas, etc. Tudo isso é símbolo de Prosperidade. E nossa mente é grande apreciadora da linguagem simbólica. De fato, é única linguagem que ela percebe com clareza.

4) A cada fim de dia, cuidar para que a noite seja de paz, alegre,para sozinho ou com a família e amigos reunidos celebrar o dia que termina. A humanidade tem feito rituais de celebração há incontáveis eras. Celebrar em boa companhia fortalece a egrégora.

5) Procure viver ao menos um dia por semana com muita alegria, mesa farta, casa totalmente ILUMINADA, portas e janelas ABERTAS, para que 2012 se configure como a Esperança pede.

6) Mas, além dessas dicas para a casa, é FUNDAMENTAL que todos se fortaleçam emocionalmente! Lamentar-se dizendo qie "2011 foi uma droga", porque "não consegui o que queria", porque "aconteceu isso ou aquilo" é viver o ano de modo triste, negativo. E ninguém merece se sentir assim. Crie âncoras positivas; liberte-se de seus pesos mortos.

Crie um PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL e ponha-o em prática. Não perca tempo se lamentando. Aja! Encontre seus pontos fortes e deixe-os ainda mais fortes. E , claro, encontre seus pontos de melhoramento em cada área de sua vida e trabalhe com afinco na melhoria de cada um. Explore territórios novos para criar novos caminhos em seu cérebro. Intensifique-se.


Se não se sentir pronto a fazer este percurso sozinho, estenda a mão e busque ajuda séria, comprometida.

Então, para finallizar, recomendo que todos façam um exercício de alegria e gratidão, para inaugurar cada dia com alegria, agradecendo as pequenas vitórias, as conquistas, os encontros e reencontros. O fato de estar vivo e com saúde é o suficiente para se festejar,não é mesmo? E, quem sabe das coisas, vai agradecer até as crises, porque, com elas, cresceram, se transformaram.

Boa jornada !


Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel

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A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM MENTAL


“A essência da decisão pioneira é : aqueles que escolheram

mudar seu paradigma logo no início ,

o fazem não pela cabeça, mas pelo coração. “

(Joel Baker)
No desafio de causar “mudanças na consciência pelo poder da vontade”, o emprego correto da faculdade de imaginação é de suprema importância, pois, como foi dito pelo filósofo Spinosa : “O grande obstáculo ao comportamento inteligente é a vividez superior de situações presentes quando comparadas com as memórias projetadas que chamamos imaginação. Assim como a mente concebe uma coisa segundo os ditames da razão, ela será igualmente afetada se a idéia for de qualquer coisa presente, passada ou futura.Por meio da imaginação e da razão transformamos dotes de nosso futuro e deixamos de ser escravos de nosso passado.”

A imaginação pode ser conceituada com o poder da mente em formar imagens mentais . Partindo deste conceito, veremos que as atribuições consagradas por uso, pelo chamado “homem prático”, são muito mais amplas do que se pensa, pois, qualquer coisa a ser ser construída no nível prático precisa ser construída antes como uma imagem em nossa mente.

Esta construção da visão de futuro e da comunidade da visão , para citar Joel Baker, tão procuradas hoje pelos profissionais de todas as áreas é um conceito que remonta à Grécia antiga , mais exatamente a Platão com sua crença de que tudo o que nos habituamos a chamar de realidade é uma sombra da verdadeira imagem arquetípica que contemplamos no mundo Ideal, o mundo das Ideias.

A moderna cultura organizacional estimula a criação da imagem mental, pois, sabe que o esforço imaginativo , mesmo que não resulte em ganhos imediatos, é um poderoso instrumento para abrir canais por onde as realizações duradouras, comprometimento com a missão da empresa, motivação, estabelecimento de metas possam ocorrer .

Vamos nos debruçar sobre uma breve consideração sobre a mente humana. A mente subconsciente é mais velha, em termos de desenvolvimento evolutivo, do que a mente consciente e retém um traço de seu passado imemorial que, como sabemos, se processa por imagens e não por palavras.Cada um dos cinco sentidos físicos envia para o cérebro uma série de imagens visuais, tácteis, auditivas, olfativas, gustativas, e essas imagens são relacionadas na mente subconsciente com as emoções correspondentes. Se, entretanto, alguém introduz imagens cuidadosamente selecionadas na mente subconsciente , pode, então, evocar uma emoção ou atitude correspondente; exatamente aquela que se deseja .Este procedimento é chamado de ancoragem .

Uma vez que as emoções são os aspectos subjetivos da energia instintiva que jorra dos níveis mais profundos da mente , fica claro que, pelo uso correto de tal evocação consciente , o potencial ou pressão da vida na personalidade pode ser imensamente intensificado . Com o uso de ferramentas da PNL, as imagens que saltam da mente, procedentes dos vários sentidos , são usadas como “sugestões “ para a mente consciente, a qual, devido à condição particularmente sensitiva , foi induzida a seguir a linha sobre a qual está se concentrando.Antes, contudo, que estas imagens possam produzir os seus efeitos, a mente tem que ser condicionada à imagem . Consciente e persistentemente, a imagem tem que ser preservada na mente e associada à emoção ou à atitude mental desejadas, até que , com a imagem mantida, automaticamente a emoção ou atitude mental jorre do nível do subconsciente para o consciente oportunizando, através da mudança de consciência , a mudança de comportamento.

O limiar da consciência, o bloqueio da mente vígil, deve ser diminuído , para que o nível subconsciente possa emergir dentro da consciência e se tornar disponível para o poder sugestivo da ideia escolhida . As alterações de consciência alcançadas dependerão dos símbolos usados e, também, da quantidade de associações conscientes de ideias que forem trabalhadas.

É importante ressaltar que ao trabalharmos com associação de ideias que estas dependem do vínculo mental entre os vários detalhes e a ideia central e que este vínculo pode ser criado voluntária ou involuntariamente.

No primeiro caso, isso é feito associando-se as ideias de forma consciente e deliberada e , no segundo caso, a associação é imediata e subconsciente.As associações involuntárias frequentemente parecem ser muito mais poderosas do que as criadas deliberadamente, pois, representam as operações diretas da mente subconsciente. Mas os vínculos de associações deliberadas podem ser igualmente poderosos se forem corretamente construídos e este treinamento da imaginação pictórica que é uma das base do Coaching Integral . Por intermédio desse treinamento deliberado torna-se possível ligar certas imagens pictóricas ou sensoriais com as suas emoções ou atitudes mentais correspondentes , e a associação dirigida faz com que a resposta emocional ou comportamental apropriada surja sempre que as imagens sensoriais são recebidas .

A compreensão deste processo nos auxilia na criação de uma estrutura , um processo, uma disciplina que torne as pessoas capazes de duplicarem a excelência onde quer que a encontrem. Enfim , prepara modeladores , capazes não só de aprender padrões de sucesso , mas também de ultrapasá-los , criando os próprios modelos, tornando a vida mais agradável e menos sujeita ao acaso.





Por que ampliar limites e aprender coisas novas?
Vez por outra, me perguntam por que insisto tanto com os coachees que oriento na necessidade de ampliar suas áreas de interesse, ler livros que habituamente não leria , ver filmes fora do padrão costumeiro; por que andar por ruas desconhecidas; estudar uma nova língua ou História da Arte, por exemplo.
A resposta é seguinte: seu cérebro ficará melhor, mais capaz.
O cérebro tem dois hemisférios, esquerdo e direito. Cada hemisfério tem funções e propriedades diferentes.
Na década de 50, o neurofisiologista americano Roger Sperry, prêmio Nobel em 1981, descobriu que os dois hemisférios do cérebro têm funções diferentes no comando das emoções e do conhecimento. Desde então, novos achados permitem que se tenha hoje uma idéia bastante aproximada do funcionamento cerebral.Os estudos de Sperry comprovaram a lateralização do cérebro e identificou funções diferenciadas para cada um.
São funções do hemisfério direito: intuição, cooperação,musicalidade, imaginação, emoção, sensações, espontaneidade, visão do todo, sabedoria, espiritualidade, reunir, atividade ecológica, criatividade artística.
São funções desempenhadas pelo hemisfério esquerdo: razão,competição, lógica, linguagem verbal, ações calculadas, visão das partes, dos detalhes, conhecimento, valorização da matéria, separar, atividade egocêntrica, criatividade operacional.
Enquanto o hemisfério direito tem uma orientação dionisíaca , o esquerdo tem uma orientação apolínea.Em linguagem oriental, o primeiro é Yin e o segundo é Yang
O hemisfério esquerdo é o centro da linguagem. É ele o hemisfério que fala e em conexão a este hemisfério está o conceito de ser consciente , ou EU. É analítico e sequencial. Pode somar, subtrair, multiplicar e realizar qualquer tipo de operação computável, e este domínio deriva da sua habilidade verbal e de sua ligação com a consciência. É um hemisfério aritmético. Percebe os detalhes, as sequências . É a sede do pensamento racional, analítico, lógico, objetivo. Sua visão é fragmentada, percebendo os detalhes, as nuances, a complexidade . Interpreta literalmente . É o domínio da Ciência , do conhecimento, do cognitivo. Nele moram o individualismo e a competitividade.
O hemisfério direito apresenta uma grande capacidade em todas as espécies de desenhos geométricos e de perspectiva. É um hemisfério geométrico .Nele residem o temperamento artístico, a criatividade, a invenção, a capacidade imaginativa, os sonhos.É a sede do pensamento intuitivo, sintético, subjetivo. Tem uma visão holística do todo, do contexto, dos padrões. Percebe as intenções ocultas , o duplo sentido. O espírito grupal e o instinto de cooperação aí residem , bem como a melodia e as imagens.
Os hemisférios são separados anatomicamente mas não funcionalmente , já que as fibras do corpo caloso que funcionam como uma espécie de ponte entre os dois hemisférios , possibilitando que o cérebro trabalhe de uma forma integrada , única . Infelizmente , isso nem sempre ocorre.
A educação ocidental, ao longo dos últimos 200 anos, tem se preocupado em desenvolver basicamente os aspectos referentes ao hemisfério cerebral esquerdo . As escolas oferecem programas que privilegiam certas atividades em detrimento de outras. Ao nascer, o hemisfério esquerdo vem dotado de uma leve tendência verbal.Quando se apresenta um estímulo relacionado com a linguagem , ele se especializa mais um pouco nesse sentido . Então, um sistema educacional que se baseie em palavras tenderá a reforçar cada vez mais o hemisfério esquerdo . E a minimizar tudo que tem a ver com a intuição e a imaginação.
Quando oferecemos ao ser humano um número limitado de opções, inibimos o seu pensamento criativo, cortando a possibilidade que ele tem de inventar uma alternativa diferente das que foram oferecidas.
Entre os cientistas ocidentais, o hemisfério esquerdo é conhecido como “dominante “ e o direito como “secundário”. Essa qualificação já demonstra a predominância da visão mecanicista no estudo do cérebro, uma vez que é considerado como dominante o hemisfério onde prevalecem aquelas funções ditas racionais, lógicas, matemáticas, reducionistas, analíticas.Tendemos inclusive a identificar o “eu” com a parte esquerda do cérebro , privilegiando o “eu” verbal , o “eu “que fala , em detrimento do “eu”que sente e que reside no lado direito . As competências do hemisfério direito , como a intuição , são consideradas como coisa sem importância na nossa sociedade ainda mecanicista. E é por isso que a intuição sempre vem acompanhada do adjetivo “feminina “, uma classificação profundamente sexista e limitadora.
Não existem funções masculinas ou femininas quando se fala de hemisférios cerebrais. Na verdade, as mulheres são mais intuitivas do que os homens , não porque isso seja uma tendência inata, mas porque a educação ocidental , quando se trata dos meninos , sempre privilegia a razão, qualidade considerada mais importante que a intuição.Quanto às meninas, permite-se que que sejam intuitivas , coisa que é vedada aos homens. Deles é exigido que se comportem sempre segundo os ditames do lado esquerdo . Imaginem um executivo, numa reunião de negócios , ou um líder político na reunião do comitê do partido iniciar dizendo: “-Senhores , -ou companheiros - vou tentar ser o mais emocional, subjetivo e intuitivo possível ....”
Apesar de não dominar a linguagem, o hemisfério direito domina a inflexão, o colorido, o tom emocional da fala. É ele que permite a um ator arrancar lágrimas da plateia ou fazê-la dobrar-se de rir apenas com a palavra.E embora usemos o hemisfério esquerdo para dizer “eu te amo”, é com o hemisfério direito que emprestamos emoção e veracidade a esta afirmação.
Função importantíssima do hemisfério direito é a capacidade de perceber padrões, que consiste na possibilidade de reconstruir ou reconhecer o todo baseado na visualização apenas de alguns de seus traços . É graças a essa habilidade que o médico consegue , a partir de sintomas isolados , chegar a um dignóstico; que o industrial ou comerciante consegue prever tendências de mercado; que qualquer pessoa pode identificar uma forma sugeridas por apenas umas poucas linhas . Permite-nos reconhecer uma pessoa depois de vários anos sem vê-la, apenas por alguns traços fisionômicos. A possibilidade de perceber padrões é crucial para nós, pois, é graças a essa capacidade de tirar conclusões as mais completas possíveis a partir de informações mínimas que nos tornamos mais equipados para sobreviver.
Apenas o hemisfério direito percebe as intenções ocultas, o duplo sentido, as entrelinhas , a graça da anedota. A vida seria muito insípida se não dispuséssemos dessa capacidade de ver além do que se apresenta à nossa realidade objetiva. Além disso, é o cérebro direito que nos permite superar situações de crise, de ameaça . As pessoas mais racionais , que usam preferencialmente o lado esquerdo do cérebro , têm dificuldade para sobreviver nesses períodos, pois lhes falta intuição e criatividade para descobrir as soluções.
Não existe um hemisfério mais importante do que o outro. Na verdade, os dois têm funções complementares.É esse o motivo pelo qual nos sentimos bem quando desenvolvemos uma atividade que une funções dos dois hemisférios . Quando cantamos, por exemplo, o fazemos com o cérebro total , já que as palavras estão no domínio do hemisfério esquerdo e a melodia na área do hemisfério direito . O ditado popular que diz que “quem canta seus males espanta “ quer dizer tão somente que quando nos sentimos íntegros, inteiros - o que conseguimos cantando, funcionando com o cérebro total-fica mais fácil fazer frente ao estresse do dia-a-dia, aos desafios com que nos defrontamos na nossa existência. As crianças cantam quando estão com medo, os exércitos cantam quando vão à guerra, e nas noites de sexta-feira os bares estão cheios de pessoas que se reúnem em torno de um violão, buscando no canto de velhas e conhecidas canções , uma forma de se recuperar de semana estafante.
Através do estudo e da compreensão das funções cerebrais, parece que conseguimos identificar um dos principais problemas do paradigma cartesiano-newtoniano: ênfase nas atividades do lado esquerdo do cérebro em detrimento das do lado direito . A observação da realidade nos mostra que é assim mesmo .
Todo o antigo paradigma é construído em cima do racionalismo, da fragmentação , das letras e números .Esta concepção fragmentada é a tônica ainda na maioria de nossas organizações.
Porém, a realidade está lentamente sendo transformada. Processos seletivos para posições mais desafiadoras e recompensadoras tendem cada vez mais buscar pessoas com as competências do hemisfério direito já desenvolvidas e valorizadas.
Nós , ocidentais, temos as funções do hemisfério esquerdo mais desenvolvidas do que as do direito. Fomos estimulados pela nossa história de vida, educação e cultura a valorizar as ações comandadas pelo lado apolíneo. Tornamo-nos muito críticos , competitivos, egocêntricos e extremamente racionais. Temos dificuldades de expressar emoções , intuir, cooperar, imaginar e sentir. Estas características levadas ao exagero, geraram um quadro de patologia social, de aumento de doenças psicossomáticas , e de desgaste das relações interpessoais no trabalho e na família.
Talvez por uma necessidade de sobrevivência, há, modernamente, todo um movimento de busca de equilíbrio.
Descobrimos que temos condições de mudar padrões de comportamento e de hábitos.
Temos usado alguns detonadores intencionais para ativação das funções do hemisfério direito.
A busca da Qualidade, a filosofia de melhoria contínua , a consciência da necessidade de motivação permanente , a utilização de processos de Coaching sinalizam uma significativa mudança de atitudes comprometida com o novo paradigma.
As inovações são necessárias e prementes.Basicamente, essas modificações devem atender a pontos fundamentais que , dentro de uma abordagem sistêmica, permitam superar os desafios desse deste século.
A cosmovisão de que precisamos deve ter condições de corrigir a enorme deformação efetuada a partir do século XIX e que se agrava a cada dia que passa: a intelectualização levada ao extremo. Embora o racionalismo científico reforçado por essa deformação nos tenha trazido bem-estar material , conforto e progresso tecnológico, isso tem ocorrido em detrimento de uma visão global das coisas , dos valores, do amor, da beleza, do sentido profundo da vida , do respeito a todos os seres , enfim, à custa da dignidade humana.
A visão sistêmica, orgânica, holística, despertará no homem essa imensa força de sabedoria e de amor oculta no coração de cada um .
O conhecimento muda a cada dia nesta era de rápido progresso científico . Dentro de uma visão holística da administração , deve haver um encorajamento constante da divergência e do pensamento criativo por parte de todos os envolvidos, e um estímulo à participação e à integração das diversas faixas funcionais . O desenvolvimento do auto-conheciemnto e , consequentemente, da auto-estima é fundamental. Seres humanos com elevada auto-estima, felizes consigo e com o que fazem , geralmente conseguem desempenhos excelentes.A experiência deve complementar de forma ampla o conhecimento teórico e abstrato , criando uma relação realmente sinérgica.
Compreendidos o funcionamento e a importância do cérebro, que tal começar o ano dando atenção seu hemisfério direito?
Faça um verso, aprenda um instrumento, viaje; experimente novos sabores e alimentos; visite um Museu; aprenda a linguagem da Arte nem seja um pouquinho. Reinvente-se em 2012.
Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel
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Lista aponta quais são as dez profissões que tornam as pessoas mais infelizes

O site da revista Forbes divulgou uma lista das dez carreiras que tornam os seus profissionais pessoas infelizes, tensas. O ranking é resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Um dado que surpreende é que a lista das carreiras que proporcionam menos alegrias está recheada de cargos de grande reconhecimento e bons salários.

Veja abaixo a lista completa:
MAIS INFELIZES
Diretor de tecnologia da informação
Diretor de Vendas e Marketing
Gerente de Produto
Desenvolvedor Web Sênior
Especialista Técnico
Técnico em Eletrônica
Assistente judicial
Analista de Suporte Técnico
Operador de CNC
(Controle Numérico Computadorizado)
Gerente de marketing




Cada vez mais as pessoas são exigidas no trabalho e em suas vidas. Frequentemente, assumem compromissos e desafios além de sua capacidade de realização, ficando com uma sensação de insatisfação ou incapacidade. Não é fácil encontrar uma pessoa que esteja totalmente satisfeita com a vida que leva ou com a atividade profissional exercida.
As dificuldades para encontrar uma solução são inúmeras, pois dependem de inúmeros fatores como dinheiro, pessoas, negócios, mercado, entre outros. Muitas vezes precisamos de um novo olhar e uma boa orientação para encontrar as melhores saídas.
E agora? Como escapar deste cenário? Será mesmo que é preciso ser infeliz ? Garanto que não. Existem caminhos que podem nos levar a conciliar carreira e Qualidade de Vida . Como tudo o mais , também a melhoria de vida depende de nossas escolhas e pode ser aprendida.
Estudos indicam que o Processo de Coaching Integral produz significativos ganhos tangíveis e intangíveis.
Bem, se você usa para descrever seu atual cenário metáforas como: é como se estivesse sendo engolido; me sinto sufocar; estou mais perdido do que cego em tiroteio; e outras neste estilo, o melhor a fazer é buscar um coach e viver sem reservas o Processo.
Encare esta decisão como uma necessária faxina de Ano Novo.
Boa jornada,

Ana

 

A Ecologia do Ser


Geralmente o que nos vem à mente , quando ouvimos ou lemos o termo Ecologia do Ser, imaginamos que se trata de algo relacionado apenas ao individuo, separado da sociedade. A Ecologia do Ser aborda não somente nossa pessoa, mas também o ambiente e o planeta como nossa casa, quando nosso ser holístico encara o todo como uma unidade.


Sabemos que o planeta e todos nós, precisamos de cuidados e também precisamos ter, uma maneira diferente de olhar os fenômenos. O planeta não sofrerá alterações significativas, nem de seus paradigmas tradicionais se o indivíduo não mudar. Para isto, já existem ferramentas apropriadas e que podem ser encontradas em muitos lugares no dia-a-dia.

A cada dia nos deparamos com uma demanda mundial crescente de terapias alternativas. É um inequívoco sinal da preocupação humana em transformar-se, em se tornar melhor, mais eficiente do ponto de vista da saúde e do espírito.


Para o ser, a preocupação não apenas fica circunscrita ao físico, mas também aos níveis mental, emocional, social e espiritual. Ele se deu conta de que é preciso limpar seus campos interiores. Ser ecologista também com ele mesmo e principalmente com os alimentos que penetram estes níveis mencionados acima e a maneira que eles nos nutrem.


Um dos mandamentos destacado por Jesus, afirma que devemos "amar o próximo como amamos a nós mesmos". E aí vêem a pergunta: Nós de fato sabemos nos amar? Como pode haver o purp e genuíno amor se ingerimos lixo alimentar, emocional e mental?


Que amor pode ser dado por uma coisa, como uma cesta de lixo? Com certeza este amor pode ser e muito aprimorado se nos atentarmos ao que ingerimos em todos os planos. Podemos ser muito mais eficientes na ação e também trabalhar de fato o que é denominado inteligência espiritual.


Sobre a importância da ingestão dos alimentos integrais, da dieta vegetariana e bem balanceada para nosso organismo e corpo físico, sabemos como fazê-lo, afinal, temos consciência de que, se alimentarmos o corpo físico corretamente, teremos boa saúde e sobretudo um bom desempenho corporal e longevidade. Mas, e os outros níveis ou corpos? Como se dá a alimentação deles?


O corpo ou nível mais sutil que o físico do ser é o energético ou etéreo. Ele pode ser nutrido através das caminhadas, dos exercícios físicos, do Yoga, da vida junto à natureza. A um nível mais acima , encontramos o emocional e nele, até que ponto somos carentes ou abastecidos de afeto, amor, bondade? Neste nível muda-se o paradigma, pois você se alimenta de amor, dando amor, se alimenta de bondade e benevolência sendo eles e não pedindo que os outros te amem ou que sejam bonzinhos com você. Quem ama e é afetuoso com os familiares e com o próximo é abastecido emocionalmente. A carência social é notória. Faça algo emocionalmente para você já: aprenda a amar e ame-se.


Seguido ao emocional, temos o campo mais sutil, o Corpo Mental.

- Qual é o alimento mental que você ingere todos os dias? - Você assiste a programas de tv sensacionalistas, gosta de notícias fortes, fica remoendo mentalmente pensamentos negativos, sensuais e destrutivos ou alimenta sua mente com conversas virtuosas, leituras espiritualistas e pensamentos pacíficos? Sua mente terá a característica do alimento mental a qual você nutre. Mude seus hábitos mentais e sua mente também mudará. A matéria prima que ela irá trabalhar será de boa qualidade.


O campo espiritual é nutrido pelas orações, meditações e o amor universal. Torne sagrado, seus corpos através de cada alimento que penetra neles e não vilipendie o seu ser. Seja o ecologista com você mesmo e aprenderá a não vilipendiar a natureza observando como ocorre dentro de nós.


A consciência ecológica começa primeiramente com você mesmo e como você se trata, pois isto será o reflexo de suas ações com o próximo e com a comunidade. A sintonia fina de sua ação social será muito mais contundente e nossas ações serão, o alimento de uma sociedade saudável.

Com isto, aprimora-se a maestria nos cuidados consigo mesmo e com os outros e desenvolve a competência de fazer as coisas acontecerem de forma natural, serena e produtiva.


Gandhi tinha uma frase, entre tantas que pronunciou, que sintetiza bem a questão: “ Seja você mesmo a mudança que você quer para o mundo”.






Olá, pessoal.

Partilho com vocês algumas anotações para uma peregrinação que farei pelo país da Liderança. São conceitos. Espero que sejam úteis e façam pensar como é destino dos conceitos.

C de Lider
1- Um líder tem que ter e mostrar Curiosidade. Deve ouvir pessoas que estejam fora do círculo do “Sim, senhor”. Se ele não testa suas crenças e opiniões, como sabe que está certo? A falta de habilidade em ouvir é uma forma de arrogância. Isso pode parecer que ou você acha que sabe tudo, ou que, simplesmente, não se importa.
2- Um líder deve ser Criativo, fazer algo que ninguém imaginaria, algo realmente diferente. O famoso pensar fora da caixa. Liderar é administrar mudanças – não importa se você lidera uma empresa , um país ou sua própria vida.
3- Um líder deve Comunicar. Eu não estou falando de fazer fofoca ou de soltar grunhidos. Estou falando sobre encarar a realidade e falar a verdade. E fazer isto de forma a não ferir ninguém. É uma competência que pode ser desenvolvida.
4- Um líder deve ser uma pessoa de Caráter. Isso significa saber a diferença entre certo e errado e ter coragem de fazer a coisa certa. Abraham Lincoln disse uma vez, “Se você quer testar o caráter de um homem, dê poder a ele”.
5- Um líder precisa ter Coragem. Presunção não é coragem. Falar alto também não é coragem. Coragem é o comprometimento de sentar numa mesa de negociação e falar.Ou, como disse Aristóteles: Coragem é a disposição de fazer o que é certo em qualquer circunstância.
6- Para ser um líder você precisa ter Convicção – um fogo, uma chama dentro de você. Você tem que ter paixão; tem que real e profundamente querer fazer algo até o fim.
7- Um líder deve ter Carisma. Carisma é a qualidade que faz com que pessoas queiram ser suas seguidoras. É a habilidade de inspirar. Pessoas se inspiram e seguem um líder porque elas confiam nele.Em sua origem a palavra carisma significa dom sagrado. Não vejo porque não traduzí-la hoje como competência, ou seja , aquilo que está entranhado profundamente em você ; que o diferencia dos demais.
8- Um líder deve ser Competente. Você tem que saber o que está fazendo. Mais importante que isso, você precisa se cercar de pessoas que saibam o que estão fazendo.Ou deve poder ajudá-las a descobrir.
9- Você não consegue ser um líder sem ter senso comum (common sense).
O maior C é de Crise. Líderes não nascem líderes, são criados. A liderança é lapidada em tempos de crise.

Se alguns de seus Cs estão em baixa, não se desespere. Sempre existe uma solução. A excelência está exatamente em descobrir qual e como.
Abraços,




Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel












Talento


O que você faria se, de  repente, um componente de sua equipe de  trabalho revelasse que possui 30 quilos de ouro puro, puríssimo?
Tomaria fôlego e, é  quase certo, que perguntaria: -O que você pretende  fazer  com tanto ouro?
Ouviria  com atenção verdadeira? Ajudaria a  pessoa a encontrar a forma  mais rentável de aplicar  riqueza  tão valiosa?
De certo que sim.
Ou será que não?
Explico.Talento é , originalmente, o  nome de uma moeda romana e significava algo entre 27 a 36 quilogramas de metal. Muito valioso o talento. Tão valioso que sempre era  tratado com produtivo respeito. O talento era posto a trabalhar  para gerar mais talento, mais riqueza , segurança e  conforto.Era até mesmo repartido em dotes o que propiaciava o começo de novas  famílias, novos  negócios, vai por aí.
Por um processo de analogia, modernamente, chamamos talento dons aparentemente inefáveis, competências várias, ou seja, o que torna cada ser humano único.Dizemos que a  riqueza de nossas organizações está em nossos  talentos e   muitas outras  frases de  efeito.
Mas, será que  temos criado mesmo as condições e o cenário adequado ao florescimento pleno dos talentos que nos são confiados? Ou será que os deixamos na prateleira, sem luz , sem sol, sem água, sem desafios que os façam vicejar?
Dia destes, em conversa com uma jovem profissional de  RH ouvi o seguinte relato: - Sabe, Ana, eu gosto de  trabalhar aqui.Gosto da equipe, do trabalho que desenvolvo, recebo boa remuneração; trabalho perto de casa , o que é muito confortável, mas estou pensando em  buscar nova posição.Perguntei  por que.
Ela, então,  fez um gesto de  desãnimo e me disse:-Ana, não há mais nada  para aprender , para desenvolver aqui. Daqui para frente será sempre  a mesma coisa. E ela tem apenas 30 anos. Triste destino seria mesmo este.E para escapar dele, é necessário sair-se , aventurar-se.
Fiquei pensando se isto teria que ser inevitável ou não.
Creio profundamente que não.
Estou  firmemente  convencida de que um elaborado Processo de  Coaching é uma excelente  ferramente não  só de desenvolvimento como , principalmente, de fixação de Talentos dentro de uma  organização.

Se Talento vale ouro, por que deixá-lo à deriva. Acho infinita ingenuidade quando me  dizem em resposta à proposta de realização de  Processos de Coaching  que é muito oneroso. Será mesmo? Qual o  custo de captar, selecionar, integrar, treinar uma pessoa em uma organização? Sabemos que é  grande, muito  grande. E  o custo do dia a  dia desta pessoa na organização? Alto. Então, por que nos permitimos “ jogá-la  fora” , deixá-la partir quando ela deseja ardemente crescer, expressar-se?

Se Talento mais  se  vislumbra do que se  define e se reconhecemos que Talento precisa  circular, ser  livre para gerar riquezas, por que insitimos em amordaçá-los , acomodá-los em posições bem confortáveis? Não tem jeito ; sem o alimento necessário ou ele morre ou  escapa.
Mas, por que o Coaching por ser  considerado um antídoto a esta morte lenta ou à  fuga?
Vejamos , então , no frigir  do ovos, o que é mesmo Coaching , em linguagem simples, sem enredo.
O Coaching Integral é um trabalho onde o coach (profissional) ajuda o coachee a explorar e desenvolver questões relativas ao seu desenvolvimento pessoal e profissional ajudando-o a descobrir novas possibilidades de ação.
O trabalho de Coaching Integral tem o objetivo de alinhar e promover possibilidades de ação que desenvolvam o coachee a partir dos seus objetivos. É um processo durante o qual o coachee entrará em contato com suas crenças e valores internos, ou seja, consigo mesmo, redescobrindo capacidades que, por algum motivo, estavam adormecidas em sua vida pessoal ou profissional. Além disso, desenvolverá competências e habilidades.
Fascinante, não é mesmo?
Um Processo de Coaching Integral bem conduzido areja a alma individual e coletiva. Tem profundo impacto no Clima da Organização e, portanto, na produtividade.
Um  gestor que propicia à sua equipe vivenciar um Processo de Coaching e que o vivencia ele mesmo  tem o estofo dos  grandes  exploradores, descobre possibilidades sequer  vislumbradas.
O coach integral utiliza  perguntas para esclarecer e incentivar a reflexão do coachee para as questões que ele próprio traz às sessões, explorando e descobrindo os valores intrínsecos em suas escolhas e ajudando o mesmo a descobrir novas possibilidades de ação.Não dá conselhos ou faz qualquer tipo de julgamento a respeito do coachee ou de qualquer assunto que ele traga para a sessão. Porém, divide conhecimentos e ajuda a planejar  estratégias. Digamos que um Processo de  Coaching Integral bem construído e aplicado resulta na  criação de um Plano Estratégico Individual que mantém , se  alinhado com o Plano da Organização, cada indivíduo permanentemente inspirado a  buscar seu próprio brilho e  valor a serviço do todo, ou seja, da equipe, da  organização.
 Resumindo , propiciar e vivenciar  Processos de  Coaching Integral com os talentos de  sua equipe permite que  tudo o reluz seja ouro de  fato.Ouro puro.Puríssimo.



Estresse  no dia a dia

O grande João Guimarães Rosa alerta pelo verbo doído de Riobaldo: “ Viver é muito perigoso.”Cada vez mais esta afirmação se mostra verdadeira. Viver em época de poucas  ou nenhumas certezas, de velocidade estonteante, sem parâmetros  , sem mapa, sem guia é , de fato, grande desafio para qualquer vivente. Para muitos de nós  a  tarefa se torna , muitas vezes, dolorosa.Fala-se, cada vez com maior freqüência, na modernidade, na complexa interação mente-corpo .Um exemplo desta sutil interação é o Estresse.Há muitos fatores propiciatórios do Estresse na vida diária do homem moderno.Mas o que é mesmo Estresse?
É um conjunto de reações do organismo a qualquer agressão de origem externa ou interna.
Costuma ocorrer quando o organismo é exigido além de suja capacidade normal e afeta o indivíduo, sua família, amigos, seu grupo social e , é claro, o local  em que trabalha, sob a forma de estresse organizacional.Estresse é, então, uma designação geral para um conjunto de reações do organismo a qualquer ameaça percebida .Pode ser resultante tanto de agressões  físicas , como psíquicas, infecciosas.Seja qual for sua gênese , o Ser a todas percebe como reais.
Como lidar com esta dor que nos rói nem sempre vagarosamente?
Não temos poder sobre o ambiente, mas temos,  sempre a possibilidade de escolher como vamos reagir a seus estímulos. A necessidade que muitos de nós sentimos de estarmos permanentemente no comando, no controle de toda situação é uma das maiores causas de estresse.Ora, por que precisamos estar no controle? Talvez essa angustiante necessidade venha do fato de termos dificuldades crescentes em estabelecer pontes conosco mesmo e com o outro, de gerenciar nosso tempo, nossa ânsia de informação, e vai por aí.
Podemos, face às situações de estresse agir  com calma ou com impulsividade.
Há provas de que a permanência em estado de estresse pode ter um efeito dramático sobre  à saúde, como pressão alta e problemas cardíacos, entre outros efeitos danosos.
Além disso, quem se deixa permanecer em estado crônico de estresse tem muito chance de apresentar comportamento destrutivo, que leva a um alto custo, não só para si mesmo como indivíduo, como para o ambiente corporativo em que esteja.
 Este quadro leva inexoravelmente à baixa qualidade de serviço, ao aumento de reclamações, à diminuição da produtividade. Os efeitos na saúde corporativa são dramáticos: má reputação; má imagem organizacional; troca constante de pessoal, o que é extremamente oneroso.
Quanto ao indivíduo, o estado permanente de estresse, além dos efeitos sobre sua saúde física, pode levar à diminuição da capacidade de tomar decisões com clareza; variações de humor e comportamento instável afastam as pessoas, o que pode levar ao estabelecimento de um ciclo permanentemente alimentado de destruição da auto –confiança e da capacidade de comunicar-se  com o outro. E ainda, é claro, há os efeitos sobre a vida pessoal .
O estresse pode ser fatal. Entretanto, sob o comando de nossa  vontade , podemos  tomar atitudes que nos levem a  manter o nível de estresse, digamos, administrável.Vejamos algumas:
1-     Observe seus sinais de alerta. Comece a agir a partir deles.
2-     Ao se sentir agitado, pare, dê uma volta, respire, medite, olhe pela janela.Isto ajuda.
3-     Abandone a mania de levar trabalho para casa.
4-     Aprenda a dizer não.
5-     Busque uma alimentação saudável. Abandone o fumo, cafeína  e  o álcool  em excesso.
6-     Aprenda a delegar tarefas e a confiar no outro.
7-     Cultive um passatempo.
8-      Se você tem dores de cabeça constantes ou insônia, procure um médico com urgência e SIGA seus conselhos.
9-     Presenteie-se com pequenas alegrias.
10- Se possível, ponha sua mesa perto de uma janela e olhe para ela.
11- Conviva mais e melhor com as pessoas. O isolamento é muito estressante.
12- Seja gentil. O outro retribuirá. Isto diminui a tensão do dia –a –dia.
13- Seja flexível ao agir.
14- Adote um ser vivo. Animal ou vegetal.
15- Faça exercícios leves. Caminhadas, por exemplo.
E a regra de ouro: tenha amor e compaixão por você mesmo. Trate-se bem. Seja generoso consigo mesmo.






A PNL OPERANDO MILAGRES NO FATOR RH  

                                                                                             
            Nos últimos anos, especialmente a partir da década de 80, os conhecimentos gerados no ambiente da Física moderna começaram a abalar as bases do modelo newtoniano-cartesiano de descrever o  mundo.O antigo paradigma está sendo gradualmente substituído pela abordagem quântico-relativista que aponta caminhos alternativos para a interpretação  e compreensão daquilo que nos acostumamos a chamar realidade.
            Estamos vivendo o vórtice de uma revolução paradigmática. E o mais apaixonante é  que as mudanças não ocorrem somente no âmbito da Física , mas opera-se também nos domínios das Ciências do Comportamento , especialmente, nas Aplicadas. E, além disso, o conhecimento não se confina mais aos territórios das Universidades e seus laboratórios. Ao contrário, invade as ruas, empresas, fábricas.
            Uma das Ciências surgidas nesta esteira da “revolução quântica”é a Programação Neurolinguística, que está de forma muito sofisticada relacionada à Matemática, à Física, à Informática, à Cibernética, à Linguística.
            O leque de utilização da PNL na Administração de Recursos Humanos é fascinante. Empregando-a  com domínio técnico e, sobretudo, sabedoria,  dela pode-se provocar mudanças no comportamento dos indivíduos de forma rápida e eficaz; consegue-se aprimorar o desempenho das pessoas de maneira extremamente rápida e segura. Seu emprego é capaz de eliminar fobias que entravam o processo administrativo,com o medo de mudanças, do fracasso, do ridículo, da responsabilidade , do sucesso.
            Se reconhecemos que as pessoas são o recurso mais importante de uma Organização e  a criatividade é realmente como alardeamos a chave do sucesso, então, os resultados empresariais não podem estar divorciados da realização pessoal dos indivíduos. Afinal, as grandes questões da nossa época só poderão ser respondidas por pessoas que, tanto individualmente, como em grupo, sejam mais eficientes, eficazes e efetivas.E, por que não, mais afetivas e felizes.
            A PNL abre perspectivas sequer previstas há duas décadas. E bem de acordo com o espírito da época: de forma rápida.
            É a Ciência operando milagres. Por que não? Afinal, a virtude da PNL é trazer para o campo operacional os pressupostos de mudança contidos na própria natureza dos eventos e valorizar a linguagem de maneira que ela se transforme em um instrumento de mudança. Não seria exagero dizer que vemos com  a nossa linguagem. Todas as línguas têm algum tipo de estrutura , e cada língua reflete em si  a mesma  estrutura de um  mundo , como o concebem todos os falantes desta língua. Lemos o  mundo de modo quase inconsciente, de acordo com  a estrutura de língua que usamos.
            A PNL nos permite acessar estas estruturas profundas, levando-nos  a perceber o real significado de uma percepção e como esta nos leva  a atuar. E é esta compreensão que nos possibilita alterar padrões mentais e , consequentemente, de conduta.     
            Enfim, se a busca de significados pelo homem é antiga , é também vital. É ela que nos permite afirmar como o General, personagem do filme A Festa de Babete :”Neste nosso belo mundo, nada é impossível.”
            O futuro não está mais onde nos acostumamos a vê-lo dentro de uma perspectiva de tempo linear construída nos  moldes do paradigma newtoniano-cartesiano. Ele não está a nossa frente. Dentro de uma visão quântica, holística, de tempo circular, criamos o futuro pelas nossas ações no presente. E por nossos pensamentos. E por nossa linguagem. O futuro está dentro de nós, dorme em nosso seio como preciosas  sementes que precisam ser despertadas, regadas e cuidadas com carinho para que cresçam vigorosas e fortes.
            Não podemos mais ficar passivos, sentados, esperando que a revolução da consciência passe à nossa porta, elevando alto as suas bandeiras e ruflando os seus tambores. Essa revolução já começou, já está em curso, e é uma revolução silenciosa. O ruflo dos tambores são as batidas dos nossos corações e o seu estandarte tremulante é o vento que sopra nos nossos cabelos, nos trazendo a resposta que, como dizia o poeta Bob Dylan, “... is blowing in the wind”. É preciso apenas ter ouvidos para escutar e mãos para construir.
            É deixar que flua úmida e quente a seiva da paixão, que latejem e pulsem as veias rubras da emoção. É lembrar que os sistemas que negam a paixão e a emoção, descaracterizando-as por não serem científicas, rapidamente criarão esquemas policiais para reprimí-las e, finalmente, destruí-las. Se permitirmos isso, nos transformaremos em uma sociedade de autômatos.
            Precisamos reinventar o mundo, ou melhor, reinventar nossa forma de vê-lo, de entendê-lo, de senti-lo. Usar o cérebro na sua totalidade, o hemisfério esquerdo para Saber e o hemisfério direito para o ser, e ambos juntos para Compreender. É não aceitar mestres nem gurus, especialmente aqueles que nos mandam olhar para as estrelas para meter a mão em nosso bolso. É ouvir o mestre interno que existe em todos nós, que se fará audível quando nos conectarmos com a nossa dimensão cósmica. É entender que todos os caminhos são válidos, quando percorridos com amor.
            É entender que a busca da igualdade é uma utopia negativa porque pressupõe o fim da história e estabelece limites aos desejos humanos. É perceber que as pessoas que pensam diferente de nós não são melhores nem piores do que nós, nem estão certas ou erradas em relação a nós : pensam diferente de nós, apenas isso. E é lembrar que quando todos pensam da mesma maneira, é sinal de que ninguém está pensando muito.
            É preciso começar a ser razoável e a desejar a utopia. Nós somos do tamanho dos nossos sonhos. Quanto mais alto sonharmos, mais alto chegaremos. E, para nossa alegria, os governos ainda não conseguiram taxar o sonho. Aproveitemos.
            Como dizia John Lennon, cujo pensamento e exemplo de vida retratam a tortura e a glória de toda uma  geração, “você até pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único”. E, como John, podemos  acreditar que o sonho é possível. Que é possível um mundo sem países. Sem governantes nem papas, sem céu nem inferno. Um mundo formado pela associação livre dos homens e mulheres de boa vontade.
            Só sendo homens e mulheres, unidos acima das fronteiras, poderemos  reorganizar o caos e fazer, dele, nascer   o cosmo.                         
                       




           







 


Irmão Urso: a sagrada jornada da Empatia


Preparando-me para uma peregrinação pelos campos férteis da Liderança Colaborativa, que empreenderei amanhã em PoA, estive, ontem,mais uma vez, revendo um filme que me comoveu. Bom, isto não é difícil.Comovo-me fácil, já que me movo no mundo pela égide da emoção. Equilibro sempre com alguma razão, claro. Mas intuo antes. Sempre.

O filme era IRMÃO URSO.

Só pela beleza já vale o tempo de vê-lo.Mas, a mim, o que tocou foi o que Campbell chama A Jornada do Herói. Esta Jornada Sagrada que faz com que nos movamos em direção a nós mesmos e ao outro.

Meu fascínio pelo estudo do Mito justifica-se exatamente aí. No território do mito, aprendemos a ser heróis de nossas vidas.Aprendemos também que, ao encontrar nosso desejo, nossa flor mágica, nossa espada encantada, nossa poção curadora, seja lá como nominemos o objeto de nossa busca, embora o avassalador desejo de permanecer no encanto, sabemos de irrefutável certeza que é nossa missão a partilha , o cuidado com o outro. Seja o outro um ursinho, o bando de Fernão Capello, ou o cara da mesa ao lado.

Ver o filme me fez lembrar uma história que vi há tempos. Há uns anos, eu vi uma série de quatro episódios de um documentário sobre A CIVILIZAÇÃO BIZANTINA. Série esta escrita e apresentada por um historiador francês cujo nome não me lembro.

O erudito historiador,ia de episódio em episódio, contando a história do império bizantino. No terceiro episódio, algo me fascinou. Contava ele que a área do império vinha de uma longa e antiga cultura helenística. Mostrou as ruínas do templo de Ártemis, em território onde hoje fica a Turquia. E foi por aí.

Lá pelas tantas, contou a seguinte história, que segundo ele é real, acontecida e documentada.

Mas, vamos à história.

Lá pelo século II ou III, o império bizantino ia se cristianizando. Aya Sofia já havia sido construída.O imperador havia proibido o uso de ícones (imagens). Vem daí, inclusive, a palavra iconoclasta. Diz, então, a história que havia uma mulher em Constantinopla que era lavadeira. E todos os seus amigos e parentes estavam deixando os antigos deuses do Olimpo pelo novo Deus cristão.

A lavadeira, entretanto, afirmava que não podia amar e seguir aquele Deus. Pois ele não tinha rosto. Se, um dia, Lhe visse a face, O seguiria.

Então, conta o historiador,certa manhãzinha , estava ela lavando a roupa junto ao riacho, quando viu o objeto descendo pela correnteza. Ao apanhá-lo, viu tratar-se de um ícone. Um ícone representando a face do Cristo. Como a bela obra estava muitíssimo molhada, e não lhe restasse peça de roupa seca, levou-o ao peito para secar em suas próprias vestes.

Para seu espanto, o rosto pintado no ícone reproduziu-se em seu colo.

Ah! O nome de nossa lavadeira era Empatia. Um nome grego, substantivo próprio, feminino.

Conta-se que este fato foi tão comentado em todo o território do império, que abriu-se um processo para investigá-lo. Os documentos deste processo permanecem arquivados em Aya Sofia, A Sagrada Sabedoria,em Istambul. Aquele belo prédio com minaretes.No tempo desta história, era uma igreja. Depois foi uma mesquita. Hoje, é museu.

Deste tempo em diante, o povo passou a chamar empatia esta capacidade humana de aconchegar o outro, de trazer o outro ao peito, de ser um com o outro.

Nobre herança. Empatia, do grego empátheia. Gesto de recebimento. De amor incondicional.

Empatia, a marca do herói, do líder, do Ser que faz diferença no mundo porque o constrói com olhar novo.Com coração pulsante. Com amoroso cuidado. Outro nome para comprometimento.

Empatia, nome de mulher simples, lavadeira. Nome de quem transcende sua condição e muda o mundo.

Nas palavras de um homem sábio, chamado pela história de Agostinho, bispo de Epona: “Só aquele que arde de paixão, pode ele também , incendiar o mundo.”
Empatia, a virtude de quem sabe acolher, e , portanto, transcender.E, porque transcende, incendeia. A virtude de quem tem a inocência primordial no olhar.
 

 

CRIATIVIDADE, QUE BICHO É ESSE?

Talvez a palavra criatividade não retrate exatamente o que ela significa. Dita assim "criatividade" sugere o aparecimento de uma obra instantânea, algo do tipo inspiração . E criatividade não é isto.
Criatividade é sinônimo de SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Ela só existe, ela só se exprime, face a um problema real, como aplicação para um problema real.
Não há criatividade sem problema referente. Ela sempre parte de um problema, na maioria esmagadora ou então vai ao problema em situações excepcionais. Contudo a criatividade é sempre componente ativo de um problema, verdadeira razão de ser de tudo o que se compreende como solução de problemas.
Ela sempre parte do problema. E aqui poderíamos citar milhares, milhões de exemplos. Para ilustrar, pegaremos um bem clássico: Se o leitor fosse escolhido para descer uma máquina em um buraco de 3 metros de profundidade, de diâmetro igual ao do equipamento, como resolveria o problema? Aparentemente o problema é bem complexo, mas de solução muito simples. Encha o buraco com água, congele-o e coloque a máquina sobre o gelo. Aguarde o gelo derreter e com uma bomba vá tirando o excesso de água que irá se formar. A máquina chegará sem muito esforço a seu destino.
O que queremos enfatizar no exemplo acima é que apesar da solução ser óbvia, muitas vezes não nos damos conta de soluções simples e procuramos soluções complicadas e mais demoradas. Certamente alguns teriam aumentado o buraco para nele colocar um rampa e posteriormente descer o equipamento. Outros teriam contratado um arsenal de engenhocas envolvendo muitas pessoas e assim por diante.
Mas como acontece o processo criativo. As soluções não aparecem do nada como que por encanto, mas são sim resultado de um processo criativo que evolui com o passar do tempo. Bem vejamos como funciona tal processo que podemos dividir em quatro fases distintas: preparação, incubação, iluminação e verificação.
Esta divisão é arbitrária, e pode ser feita de maneiras distintas. Ela foi escolhida por sintetizar o processo criativo de maneira mais prática. Vamos então ao processo criativo:
A.     Preparação: Neste momento estamos a frente de um problema (qualquer que seja ele) e partimos para a coleta do maior número de informações sobre ele. Dados, números, etc. Após o levantamento de dados passamos a pensar sobre o problema com base nas informações de que dispomos. Devemos ler, discutir, anotar, colecionar e cultivar nossa atenção sobre o assunto.
Devemos "curtir" o objeto de nosso esforço. Devemos saber tudo sobre o assunto, devemos conviver com ele dia e noite enquanto os nossos 10 bilhões de neurônios se aquecem para responder a nossa crucial pergunta: o que devo fazer para resolver tal problema?
Outras técnicas podem ser utilizadas nesta fase do processo criativo: ler o maior número de catálogos, revistas, assistir filmes variados, prestar mais atenção em conversas informais e nas pessoas caminhando nas ruas, observar mais o cotidiano. Certamente este referenciais servirão de elementos catalisadores no processo seguinte.
B.     Incubação: Nesta fase do processo você se desliga, descansa do problema. Porém mantém uma pequena luz acesa (dizendo que o problema ainda não foi resolvido).
O que acontece então: o inconsciente liberto do consciente procura fazer as diversas conexões que são a essência da criação.
Nesta fase procure ir ao teatro, ao cinema, ouça música, toque um instrumento, leia jornais, jogue, divirta-se. Quanto mais atividades você fizer mais rapidamente virá a solução ou soluções para o seu problema. Era nesta fase que Einstein tocava violino. Beethoven fazia longas caminhadas e rabiscava seus pensamentos.
Jamais tente resolver dois problemas ao mesmo tempo um no consciente e outro no inconsciente. O esforço consciente é a preparação exaustiva para garantir o combustível para o inconsciente. Thomas Edson dizia que "o trabalho inconsciente é impossível se não for precedido pelo trabalho consciente. Já George F. Kneller dizia: "A inspiração não pode vir sem o trabalho do inconsciente, mesmo que seja por seis meses, seis horas ou seis minutos". Modernamente podemos acrescentar seis segundos.
Na incubação todos os nossos referenciais pessoais, isto é, tudo que aprendemos em nossa vida e que está arquivado em nossa memória é vasculhado. Estes referenciais vão desde a fecundação de óvulo até o último segundo vivido. Nossas experiências de vida também fazem parte desde grande arquivo que é manuseado pelo nosso inconsciente.
C.     Iluminação : Esta fase ocorre nos momentos mais inesperados de nossa vida. É o momento em que as soluções aparecem repentinamente. É quando visualizamos a solução do problema. É o clássico EUREKA de Arquimedes.
Muitas vezes a iluminação acontece na rua, no restaurante, no trânsito ou em qualquer lugar, qualquer lugar mesmo.
Um Diretor de Criação de uma grande Agência de Publicidade brasileira estava encarregado de criar uma campanha publicitária para um grande anunciante. As soluções apresentadas eram medíocres e o prazo estava se esgotando. Um dia quando estava indo para a agência, numa manhã de primavera, ficou preso num engarrafamento dentro de um túnel por dez minutos. Quando finalmente saiu estava com as linhas gerais da campanha pronta. Foi para sua sala re-escreveu o texto que tinha rabiscado dentro do túnel, desenvolveu os lay-outs e a campanha foi aprovada com louvor. A iluminação aconteceu dentro do túnel, ele escreveu as idéias que afloravam e se encaixavam como se fossem peças de quebra-cabeças.
A iluminação é o processo de maior clímax fulgurante em qualquer nível, seja artístico, científico ou meramente publicitário. O autor sente-se tomado pela exaltação, pois é uma das mais intensas alegrias que se conhece, é uma das mais gratificantes faculdades da condição humana.
D.     Verificação: Neste estágio volta tudo à realidade. O intelecto tem de terminar a obra que a imaginação iniciou. Neste momento o isolamento não é aconselhável, pois necessitamos das reações alheias, através de testes, críticas, julgamentos e avaliações.
É o momento em que devemos começar a pensar física e mentalmente. Mentalmente passamos a levantar o problema originário e devemos fazer com que a mente mergulhe literalmente nele. Na parte física cabe-nos executar a criação.
Talvez o ponto mais difícil da verificação é começar. Neste momento tenho um sugestão para o leitor: comece pelo início, sempre.
Organize-se de maneira que as "coisas" fluam naturalmente, que tudo se encaixe como no quebra-cabeças, pois cada peça tem seu lugar definido. Não tente chegar ao final sem ter passado pelo início, pois, até agora o que fizemos foi passar por diversas fases de um processo, portanto não tente atropelar a seqüência dos acontecimentos. Você já esperou por bastante tempo, não custa esperar mais um pouco.
Sugiro que todas as idéias sejam anotadas, de alguma forma elas serão úteis em algum momento. Não tente selecioná-las, apenas as escreva. Aquelas que não forem aproveitadas deverão ficar arquivadas num "banco de idéias" para posterior utilização, neste momento estaremos fazendo um "brainstorm" onde todo o manancial do inconsciente que veio à tona deve ser guardado para não se perder.
Ter idéias é descobrir relações novas entre coisas conhecidas. É por isto que dizemos que as idéias mais simples são as melhores, Normalmente as pessoas tentam complicar o simples e em cem por cento dos casos elas devem rever suas soluções. A simplicidade faz parte da criatividade e, muitas vezes, a solução por ser tão óbvia não é vista  com tanta facilidade.
Criar é resolver problemas. O processo criativo é de domínio público, inerente a cada um de nós. E consciente ou inconscientemente passamos pelos quatro estágios acima relatados. O que sugerimos é que tomando conhecimento deste processo, possamos acelerar as soluções ou simplesmente torná-las mais executáveis.
Cabe-nos ressaltar também que além da criatividade, existem pessoas "inspiradas". Além de criativas são sensíveis aos seus dons. Mozart, Da Vinci, Freud e tantos outros gênios que conhecemos enquadram-se aqui.
Porém, se alguém lhe perguntasse qual a condição para um compositor compor uma excelente sonata, certamente teríamos como resposta: a inspiração.
Não, posso responder com toda a minha convicção. A condição para um compositor compor uma excelente sonata é ele ser um excelente compositor...
Na realidade o queremos dizer é que as pessoas possuem núcleos de capacidades e conhecimentos (que nós poderíamos chamar de arquivos específicos). Jamais um filósofo será um excelente relojoeiro. Neste caso seus referenciais de vida o levam a trabalhar em áreas específicas. Muitos dos grandes teóricos da física e da matemática nunca viram na prática o resultado de suas descobertas, pois eles eram pensadores. Coube a outros provarem suas teorias, na prática.
Cabe-nos, então, achar a nossa parte na história da humanidade. E este é o problema que urge para ser resolvido, individualmente por cada um de nós.








Fazer cozido ; ser consultor

Estive durante toda a manhã envolvida em uma tarefa que muito prazer me deu.Estava criando um cozido. Atentem para a escolha do verbo.Criando disse eu; não fazendo ou cozinhando apenas.  Gosto muito de criar pratos como este que são autênticos desafios. Para fazê-los são necessárias muitas competências.É preciso classificar, analisar, reunir, distribuir e tantas outras.É preciso, sobretudo, possuir uma infável competência a qual o nosso povo em sua singular pontaria denomina “ ter mão.”
Enquanto cozinhava, lembrei-me muito de minha avó: emérita cozinheira. Mulher de inefáveis saberes.Quando fui tomando interesse pela nobre tarefa de aplacar a fome com enegenho e arte, muitas vezes perguntei à fada mor de nossa família como fazer este ou aquele prato.Quase analfabeta, vovó não possuia caderno de receitas.Sabia tudo de cor.E dizia: é fácil; vou ensinar. Mexia-se com a pompa simples de uma bailarina na cozinha entre fogão à lenha, mesa comprida e lutrosa , colheres de pau, vasilhas herdadas.E quando terminava a comida dizia gloriosa: viu? É fácil. E eu, pobre de mim, tentava reproduzir-lhe gestos, medidas, provares.Em vão. Nunca saía igual. Faltava-me a “mão.”
A conquista da “mão” na cozinha foi para mim árdua. Foi um processo lento saber que a mão sabe a medida de sal e pimenta; que a mão sabe antes do olho e do garfo o ponto de cozimento, a temperatura, a consistência. Que a “ mão” dá vida as proteínas, gorduras, açúcares; é a “ mão” que organiza nas fartas do cozido as coisas por assuntos bem dispostos, inebriantes, sedutores.
Hoje, quando servi o cozido, os amigos maravilhados, louvara-me a “ mão.” Fiquei faceira.
Um deles me perguntou se não sinto conflito entre ter “mão cheia” na cozinha e meu ofício de consultora na área de Treinamento e Desenvolvimento.
Espantei-me de fato. Conflito nenhum.Um bom consultor é muito parecido com um cozinheiro. Assim como um cozinheiro precisa ter ”mão” para criar da matéria bruta  pratos que alimentem o corpo e encantem o paladar, um consultor precisa trazer à mente o fascínio do conhecimento.
Uma vez, vovó ensinou-me que com os mesmos ingredientes que se faz um baquete, se faz uma lavagem. Questão se ter mão.Ou como ela dizia, capricho.
No mundo corporativo, muitas vezes nos deparamos com o fato lamentável de treinamentos que se gastou tanto tempo, energia, dinheiro, serem inconclusivos, ineficazes e outros ins.
Quer dizer, são tão ruins como comida insosa, como caldo ralo e requentado. Treinamento que não seja instigante, que leve a pensar, que, enfim, não transforme, é como comida insípida, inodora e sem sabor.
Treinamento bom é o que desafia a mente a ver/ ver-se; que instiga a mente. Alia conhecimento, sentimentos, percepções e sensações.É refeição completa para o Ser.
Bem, enfim, quer dizer, alguém aí quer um cozido?Ou um treinamento? Sem conflito, sem conflito.
  




 Aprender fazendo: um ovo de Colombo

“Se não for divertido, não estamos interessados. “


                                             ( Daniel Goleman )


Hoje, no ambiente corporativo, busca-se cada vez mais intensamente a presença de   indivíduos. Ou seja, seres humanos capazes de   conviverem em harmonia em um ambiente criativo. Mas, quem é o indivíduo? Como definir este ser? Indivíduo é um ser inteiro, indivisível, holístico. E como estes traços podem ser reconhecidos?
Perguntaram, certa vez a um bem sucedido homem de negócios o que faz uma pessoa criativa “funcionar”. Eis a resposta:“ O criativo quer ser um sabe tudo, quer saber  todo tipo de coisas  :história antiga, matemática do séc. XIX, técnicas  modernas de produção, arranjos florais, preços do preço no mercado futuro. Porque nunca se sabe quando as  informações vão se juntar para formar uma nova idéia  Pode ser dali a seis minutos ,seis  meses ou seis anos .”

 Esta é a essência do ser indivíduo: buscar conhecimento. Conhecimento é a verdadeira matéria da qual são feitas as idéias .  Entretanto, sabemos que conhecimento engavetado não cria novas realidades. Precisa sair das profundezas onde o guardamos para gerar descobertas.   Descobrir consiste em olhar para o que todo mundo está vendo e pensar uma coisa diferente.
Eu ,por exemplo, busco manter o Olhar Maravilhado, com aquela inocência primordial dos “clowns de Shakespeare”.Ou dos Teletubies, que tomam creme gostoso. O que é infinitamente mais divertido, prazeroso e substancial do que tomar mingau.Eu decidi: vou passar a vida tomando creme gostoso.
Entretanto, como retirar os véus que encobrem  o mundo?
Precisamos de uma tecnologia poderosa para essa gigantesca tarefa e, surpreendentemente, já a temos: é o nosso cérebro, usado de uma forma holística, inteira, na qual os dois hemisférios se encontrem estimulados integralmente.  
Não existe um hemisfério mais importante do que o outro. Na verdade, os dois têm funções complementares.É esse o motivo pelo qual nos sentimos bem quando desenvolvemos uma atividade que une funções dos dois hemisférios. Um dos principais problemas do paradigma cartesiano-newtoniano é justamente a  ênfase nas atividades do lado esquerdo do cérebro em detrimento das do lado direito.Todo o antigo paradigma  é construído em cima do racionalismo, da fragmentação , das letras e números .Esta concepção fragmentada é a tônica ainda na maioria de nossas organizações.
 Neste panorama o Jogo, as História, a Metáfora surgem, sem dúvida, como alguns dos instrumentos mais valiosos à nossa disposição para construir o processo de crescimento pessoal que objetivamos. O homem é um jogador, um ser lúdico, e que ri! Embora muitos tenham que re-aprender.
Uma das principais vantagens das atividades lúdicas é permitir aos participantes a utilização de todo o seu potencial e fornecer ao aplicador um perfil bastante fiel das personalidades envolvidas. Além disso, é um instrumento dos mais importantes em qualquer programa de  educação que tenha por objetivo dar ênfase às fortalezas de cada indivíduo.Por meio dele, as pessoas exercitam habilidades necessárias ao seu desenvolvimento integral; dentre elas: autodisciplina, sociabilidade, afetividade, criatividade, valores morais, espírito de equipe , bom senso.Revelam-se facetas de  caráter que normalmente não são exibidas por receio de sanções . É um exercício, que se caracteriza pela espontaneidade, durante o qual o indivíduo dramatiza a vida .
            Um dos motivos pelos quais o jogo é tão atraente é o fato de possibilitar aos participantes, através desta dramaticidade, aprender fazendo, de forma atraente e progressiva. Outro motivo é que possibilita  a vida equipe .
Outro motivo é que possibilita  a vida equipe. Os seres humanos são produtos de suas histórias pessoais, mais do que de qualquer outra coisa. Uma equipe pode ser vista como uma agregação de diversas histórias interagindo num sistema dinâmico de equipe, criando acordos e desacordos, harmonia e conflito, sucesso e fracasso.Uma equipe bem sucedida  possui estabilidade, consistência e harmonia. Podemos imaginar uma equipe de alto desempenho sem qualquer desses atributos?
Os Jogos  , experimentados em sua plenitude , colocam cada participante em profundo contato consigo mesmo, com o outro e com o ambiente que o cerca, construindo, assim, uma ponte segura e firme entre os hemisférios cerebrais. Assim,as habilidades que habitam em cada um deles fluem livremente, construindo um ser realmente indivíduo. Nisto reside seu maior fascínio.Aprende-se, vivendo, fazendo.    
Aprender fazendo tem sido a forma mais efetiva de aprendizagem, apesar de pouco difundida. Mesmo  entre nós , profissionais que trabalhamos com  desenvolvimento de talentos e habilidades,   o aprender fazendo ,recurso dos mais atraentes , não tem sido usado com a freqüência necessária; muitas vezes, por não confiarmos na capacidade de realização do ser humano , não permitimos que ele faça e , fazendo , aprenda.
Os seres humanos têm a capacidade inata de transcender suas formas mecânicas – as limitações de seus corpos – e as limitações de seu pensamento mecânico para produzir resultados extraordinários, para dançar na superfície da lua, para explorar as profundidades dos oceanos, para criar vida numa célula, e para decifrar os complexos mistérios da criação.
É somente através do trabalho dos indivíduos que poderemos criar um mundo ao qual todos nós queiramos  pertencer!

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